O hiperlivro Memórias Póstumas de Brás Cubas é um projeto desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa O narrador e as fronteiras do relato, vinculado ao Programa de Estudos Pós-graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, que foi financiado pelo Plano de Incentivo à Pesquisa [PIPEq/PUC-SP].
O pressuposto desta nova versão é a de que a estrutura de Memórias Póstumas demanda outro paradigma de livro e de romance, isto é, aqueles que se expandem em redes rizomáticas, materializando o sentido de memória: a de um complexo hipertexto, que o escritor Ítalo Calvino nomeia de hiper-romance, em Seis propostas para o próximo milênio (1990, p.134-135).
A releitura de um clássico como Memórias Póstumas, de final do século XIX (1881), por meio de um hipertexto digital, revela não apenas os vínculos desse livro com os fluxos da hipermídia, mas também contribui para a revisão de conceitos chaves para os estudos literários, tais como os de texto, autor, leitor e gênero, confirmando a contemporaneidade dessa obra prima machadiana frente às novas tecnologias digitais.
Veja nossa política de privacidade.
* As cenas sonoras incluídas em alguns dos trechos foram mixadas em ambisonic. Ouça com fone de ouvido para ter uma experiência imersiva.